
Projeto Pedagógico
O Solazer, em parceria com os biólogos do Bioparque Macuco, criou este projeto com a finalidade de proporcionar às crianças e professores uma experiência educativa e cultural inesquecível!
Em ambiente de fazenda, sensibiliza os visitantes aos problemas ambientais e de sustentabilidade, oferecendo de forma lúdica o contato com matérias como: geologia, geografia, zoologia, botânica, etnologia, arqueologia e paleontologia.
É o único empreendimento da região capaz de oferecer, junto com profissionais altamente qualificados, educação, segurança e lazer em um mesmo lugar.
As visitas são monitoradas e adaptadas por faixa etária e flexíveis quanto ao tempo disponível de cada escola, podendo durar de quatro a oito horas, incluindo ou não alimentação e lazer.
Atende objetivos curriculares do Infantil, Ensino Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio.

Zooteca
É um espaço de educação não formal, voltada para o ensino da zoologia de invertebrados e vertebrados, ecologia, educação ambiental, classificação dos seres vivos e interação animal.
Temos diversos bichos na zooteca!







Aqualab: Laboratório Réplicas e Material Biológico
São abordadas questões como os componentes físicos e químicos da água, conservação e preservação dos corpos d’água, economia, sustentabilidade, saúde, saneamento básico e o futuro.

Estação de tratamento de ETE e ETA
Na Estação de tratamento de esgoto (ETE) exploramos os processos para garantir água potável e a devolução adequada da água para o meio ambiente.
A Estação de tratamento da água (ETA) exploramos como é feito o tratamento químico/biológico da água potável através de processos físicos utilizando conceitos de gravidade e densidade para filtragem, produtos químicos para a sanidade da biológica e floculadores







Casa do Naturalista
Com foco em preservação ambiental, sustentabilidade, interação do meio e seus habitantes; parte do princípio da total interdisciplinaridade, onde o roteiro conta com mitos, lendas, verdades e mentiras sobre estes animais e sua relação com os índios, assim como sua influência sobre a língua, a dança e a música brasileira, tudo é temperado com humor e precisão histórica e científica.

Sustentabilidade dos Povos das Florestas
Índios e/ou indigenistas - Com oficinas e contando seus costumes em relação a sustentabilidade das florestas e apresentação de artefatos e seus significados.
Pintura e arte- As atividades podem contemplar oficinas de pintura, hábitos alimentares, brincadeira de índio (argila), entre outras. A combinar.
Oca – exposição visa demonstrar conteúdo interno da casa dos índios e seu cotidiano.







Espaço Brasil Rural
Horta - A importância das hortaliças para a nossa saúde, e como funciona uma horta orgânica . Ela é composta de canteiros didáticos com hortaliças variadas para se conhecer o valor de cada uma
Bichos do Sítio - Passeio e cuidados com os cavalos, manejo com galinhas caipiras, coelhos, porquinhos da índia, patos, pavões, perus e muito mais!
Minhocário - A importância da alimentação orgânica, a produção de nutrientes a partir da compostagem e húmus do minhocário

Canteiro de Plantas Carnívoras e Exóticas
Plantas Medicinais: O uso das plantas como medicamento é tão antigo quanto o aparecimento do homem; os principais contribuintes foram os alquimistas que estavam sempre em busca da vida eterna. No Brasil, o uso sempre foi uma prática comum entre indígenas.
Plantas carnívoras, tóxicas, Orquídeas e bromélias Epifitário e Plantas históricas: Interações ecológica entre as plantas e os animais, presas e predadores, camuflagem, fotossíntese, ciclos biogeoquímicos, reprodução e respiração das plantas, estão disponíveis no roteiro pedagógico de forma lúdica, divertida, com cunho científico e educacional para todas as idades.



